Páginas

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Universidade, o que levar?- Aulas

Com as colocações aí à porta (calendário), acho importante partilhar a minha experiência com os caloiros17/18.
Vou para o segundo ano e a bagagem ainda é pouca, mas lembro-me do martírio que foi encontrar a informação que eu queria sobre esta nova etapa.
Lembro-me de me sentir sem nenhum controlo sob a situação e de não saber para onde me virar, apesar de ter uma vaga ideia do meu futuro, isso não me garantia que "esta" ou "aquela" seria a cidade onde ficaria colocada. Então vamos por partes: o que posso fazer? Comprar algumas coisas necessárias para as aulas, mas o quê?
Após este ano consegui uma lista do que mais utilizei nas aulas e que vou voltar a adquirir mal comece o semestre.
Tudo depende do vosso metodo de estudo (esse será o vosso principal material, um metodo de estudo), no meu caso isto resulta:


1.Pastas de arquivo: De todos os tamanhos e formas, muitas, muitas, quanto maiores, melhores! Comecei por comprar uma pasta de arquivo de lombada estreita que seria para levar para as aulas com folhas para apontamentos. A meio do ano comprei uma de lombada larga para ir arquivando os apontamentos em casa. Comprei outra para o segundo semestre. Caderno também resulta, mas por vezes tinha aulas no auditório ou no anfiteatro e não dava muito jeito usar caderno com as palmatórias.
(Dica: as cores e os estampados não é o mais importante, mas devo confessar que uma pasta do nosso gosto acaba por ser um incentivo. A primark costuma ter pastas baratas e com estampados atuais.)

2.Folhas: Esta era previsivel, mas ao mesmo tempo muito importante. Podem ser folhas já usadas, impressões que já não precisem, folhas novas, pautadas, quadriculadas ou lisas, tudo é necessário e tudo se utiliza. Podem até aproveitar as folhas daqueles cadernos que têm em casa e que não acabaram de utilizar. Folhas novas também é importante para quando estiverem a estudar sossegados em casa.
(Dica: tanto em folhas soltas como nos cadernos, habituem-se a colocar a data e o nome da cadeira  para depois ser mais fácil organizar a informação.)


3.Disco externo: Comprei um disco externo (1TB), queria ter as minhas coisas organizadas, porque os PowerPoints, artigos e livros começam a acumular e achei importante comprar. Não é O MAIS IMPORTANTE, mas vou continuar a utilizar este método este ano. Para além disso é super prático, porque temos tudo o que precisamos em qualquer lugar, basta colocar na mala e em qualquer computador temos acesso a tudo.

4.Lapiseira: É o que chega para tirar apontamentos. Pessoalmente sinto que escrevo mais depressa com lapiseira do que com caneta e é isso que se quer. Também aconselho a terem sublinhadores, dá sempre jeito.

5.Stickies: Servem para dividir apontametos, fazer chamadas de atenção, marcar uma palavra-chave em falta, completar apontamentos e deixar recadinhos aos colegas de casa.

6.Agenda: Serve para apontar os exames, frequências, aniversários, datas limite de entrega de trabalhos, emails, agendar idas a casa, férias....
No meu caso a minha escola ofereceu uma agenda com as informações gerais.
(Dica:queremos uma agenda compacta, mas com espaços brancos suficientes para tirar apontamentos caso nos esqueçamos da pasta dos apontamentos em casa)

7.Dependendo do curso e da instituição em que ficaram colocados, vai haver material que é obrigatório, no meu caso é a bata para utilizar nos laboratórios (com o logotipo da escola). Contem com este tipo de material, que só irá ser pedido quando se forem inscrever ou no inicio das aulas. Certas faculdades pedem materiais especificos com determinadas caracteristicas.




Espero que este post vos tenha de alguma forma ajudado e contem com mais 2 ou 3 posts deste género, com outros temas.
Boa sorte e aproveitem o resto da férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário